SEQUESTRO DE ANÚNCIOS

É ASSIM QUE PARCEIROS E AFILIADOS TRAEM SUA MARCA SEM QUE VOCÊ PERCEBA

Existe um número muito grande de afiliados que abusam de suas parcerias. Eles usam sua palavra chave de marca e até cópias exatas de seu anúncio para desencaminhar clientes que estão, em um primeiro momento, procurando por você. Este último tipo de Brand Bidding é chamado de sequestro de anúncios. As artimanhas dos afiliados são tão bem desenvolvidas que você, como dono de marca ou até como gerente, quase não tem meios para detectar fraudes.

COMO FUNCIONA O SEQUESTRO DE ANÚNCIOS?

Seu parceiro publica uma cópia exata do seu anúncio e passa você para trás ao superar o seu lance por apenas alguns centavos. A consequência disso é que seu anúncio original deixa de aparecer nos resultados de busca do Google, já que o Google exibe apenas um anúncio para cada URL de display. O afiliado supera seu lance. Todos os clientes que procuram por sua palavra-chave de marca clicam no anúncio sequestrado e serão guiados pelos canais do seu afiliado. Suas impressões de anúncio caem drasticamente.


O resultado final disso é que você acaba por pagar ao seu afiliado uma comissão não justificada pelos consumidores que deveriam, originalmente, comprar diretamente de você. Suas margens diminuem significativamente e você perde dinheiro sem nem perceber.

POR QUE É QUASE IMPOSSÍVEL PERCEBER A FRAUDE - MESMO SENDO GERENTE?

Quando nós criamos a AdPolice em 2008, os afiliados mal intencionados não tinham experiência e normalmente deixavam rastros perceptíveis aos olhos dos donos de marca e gerentes. Todavia, isso mudou e hoje afiliados são muito mais sofisticados e aplicam táticas altamente especializadas em seus processos fraudulentos. Existem apenas dois pequenos sintomas que permitem a você perceber que está sofrendo com a fraude de afiliados.

1. AS IMPRESSÕES DOS SEUS ANÚNCIOS DIMINUÍRAM SEM RAZÃO APARENTE?

Se um anúncio copiado substitui seu anúncio original na página de resultados, suas impressões cairão ou até desaparecerão. Uma queda de visualizações do seu anuncio no Google Analytics, porém, pode ser uma pista de fraude. Infelizmente, afiliados aprenderam que é mais inteligente não causar um grande impacto roubando todas as visualizações e pegar apenas pequenas porcentagens aqui e alí. Dessa forma eles conseguem voar baixo, mas ainda lucrar bastante.

2. ALGUM AFILIADO TEVE VENDAS EXTRAORDINARIAMENTE ALTAS?

Altas significativas em taxas de conversão de afiliados também podem ser indicadores de fraude, especialmente se a curva do gráfico apresenta picos em horários estranhos (à noite ou aos fins de semana). É comum que afiliados usem horários em que ninguém está no escritório. Mas, aqui também, os fraudadores ganharam experiência ao longo do tempo e se apossam apenas de uma pequena parcela das suas vendas, gerando a maior parte de sua renda através de meios legais. Isso faz com que eles sejam menos propensos à um flagrante.

AS TÉCNICAS DE DISFARCE MAIS BEM SUCEDIDAS DOS FRAUDADORES

Existem muitos meios diferentes pelos quais os afiliados se mantém escondidos. A pior parte é que, na maioria dos casos, eles combinam diversas técnicas. Isso faz com que seja quase impossível para não-especialistas, detectá-los.

GEO-TARGETING

Afiliados colocam seus anúncios ilegítimos para todos os lugares, com a exceção dos locais controlados pela própria marca ou por sua agência de marketing digital. Isso faz com que a fraude seja invisível para dono da marca ou ao gerente.

RESTRIÇÕES TEMPORÁRIAS

Anúncios ilegítimos que são exibidos apenas à noite ou aos fins de semana, quando os supervisores da marca ou a agência responsável têm menos probabilidade de notá-los.

ERROS DE GRAFIA

Erros de escrita são comuns entre os internautas e uma técnica bem vinda para os filiados que desejam usar sua palavra-chave de marca em formatos alternativos para evitar flagrantes. Ainda assim, eles estão roubando seu tráfego e coletando sua comissão.

MECANISMOS DE BUSCA SECUNDÁRIOS

Claramente o Google é o mais importante mecanismo de busca em todo o mundo. É por isso que marcas se focam nele quase que exclusivamente. Seus afiliados, porém, não. Especialmente quando se trata de fraudes, pequenos mecanismos de busca (como Yahoo, Ask, Bing, e AOL) e mecanismos de busca estrangeiros (como Baidu - China, Naver - South Korea, and Yandex - Russia) são muito vulneráveis. Normalmente o dono de marca e a agência de marketing digital responsável monitoram essas plataformas apenas esporadicamente, quando o fazem. Graças à isso, afiliados fraudadores usam as palavras-chave de marca de maneira discreta e coletam comissões desta forma.

DISFARCES E REDIRECIONAMENTOS DINÂMICOS

Afiliados tentam esconder suas identidades através de domínios disfarçados e redirecionamentos dinâmicos. Desta forma, o website e até o código fonte não revelam a identidade do afiliado fraudador.

O QUE VOCÊ PODE FAZER SOBRE ISSO?

A moral da história é: É quase impossível, até para você, como gerente, identificar as fraudes de afiliados. Apenas uma tecnologia especializada e monitoramento constante podem revelar essas infrações.

Na AdPolice, possuímos ferramentas especiais e grande experiência em expor fraude de afiliados e responsabilizar os fraudadores por seus atos. Você pode escolher entre tomar uma atitude com a ajuda de nossos softwares profissionais, ou deixar todo o trabalho pesado conosco.

MONITORAMENTO

  • Detecção confiável, também à noite e aos fins de semana
  • Infraestrutura nacional para identificação de campanhas regionais temporariamente restritas
  • Consultas a cada minuto
  • Base de dados interna de afiliados com registro internacional de fraudes
  • Consultas aos mecanismos de busca secundários (Ask, Aol, etc) e estrangeiros (Baidu - China, Naver - South Korea, Yandex – Russia, etc.)
  • Consultas incluem erros de grafia

Follow-Up

  • Divulgação da cadeia de transferência, incluindo identificação do afiliado
  • Liquidação do domínio disfarçado para identificar o afiliado
  • Apresentação de relatório às redes do afiliado
  • Monitoramento de fraudes repetidas
  • Relatório de sucesso






ESTES CLIENTES CONFIAM NOS PRODUTOS DA ADPOLICE:

Sixt InternationalZalando Europe1und1 WorldwideTUI Deutschland GmbHTrivagoC&AParship EuropeMyToys Group

SAIBA MAIS